quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sopa Creme de Palmito

Nada como uma sopinha para aquecer quando a temperatura começam a baixar. Gosto muito de sopa, aquela bem quentinha, temperada. Quando era pequena, minha avó sempre fazia sopa para nós e me recordo com carinho da "tia" Nadir, que fazia uma sopa deliciosa, inclusive um dia, há não muito tempo atrás, quando a visitei, fui recepcionada com uma sopa perfeita!!! Sopa para mim é igual a infância, sempre.

Esses dias, queria algo para me aquecer e resolvi fazer uma sopa de palmito, por ser rápida e não necessitar de muitos ingredientes (não estava nem um pouco empolgada para ir ao mercado). No supermercado, há sopas enlatadas ou ainda de pacotinhos, mas sinceramente, não gosto delas... as vejo como último recurso.

Com a base desse creme, você poderá fazer diversas outras sopas, com alho poró fica ótima, quer ver então com aspargos. Os ingredientes são em quantidade suficiente para 4 pessoas. Agora é só testar e depois conte aqui no Blog :)



SOPA CREME DE PALMITO

Ingredietes:
1 cebola bem picadinha
2 colheres de sopa de manteiga (bem cheias)
2 colheres de sopa de farinha de trigo (não muito cheias) 
800ml de leite
1 vidro de palmito (neste caso prefiro comprar o palmito para picar)
1 lata de creme de leite
sal a gosto
temperos

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a cebola, com um pouco de azeite, para dourar. Acrescente a manteiga e a farinha




Ficará algo como na foto abaixo, mas não deixe que fique bolas, pois deste modo ao acrescentar o leite, poderá formar pelotinhas.


Não costumo colocar o leite quente, nunca me dei bem fazendo assim, por isso, prefiro colocar o leite em temperatura ambiente. Após acrescentar o leite, é preciso mexer até não sentir mais que há bolinhas.
                                             
                                               


Mexa bem até levantar fervura. Deixe ferver por uns 3 a 5 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar no fundo da panela.
 Apague o fogo e acrescente o sal, temperos e o palmito picado. Misture bem.


Sirva em seguida com torradas, bruschettas, paõzinho ou como sua criatividade permitir.




Simples não é? Agora é só apreciar...

2 comentários:

  1. Nossa Viviane amei... nunca imaginei que fosse simples este creme...é do tipo que amo, simples e sofisticado... Vou fazer... depois te conto... mas aqui em SBC ainda não faz muito friooooooooo que trevaaaaaa rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se contar ninguém acredita como é fácil!!! Testa sim, fico muito bom :)

      Excluir