sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pão caseiro - semi integral

Esses dias cheguei em casa e estava com vontade de comer o pão feito em casa. Como cheguei cedo, daria tempo de amassar e assar, claro, não posso mentir, o fato de ter uma máquina de fazer pão ajuda muito, mas sinceramente não gosto de assar o pão nela, gosto mais dele assado no forno e até por que só amassar nela, permite que faça dois pães. 
A primeira máquina que comprei foi há uns 10 anos atrás, comprei usada, pois na época era meio caro esse eletrodoméstico, hoje, já há no mercado diversas, marcas e modelos e os valores são bem mais acessíveis.  Uso a máquina inclusive para amassar pão de queijo, fica ótimo. A praticidade dela está no fato de que poderá por os ingredientes todos para amassar e ir fazendo outras coisas, enquanto ela faz a parte pesada do trabalho. Claro, você pode fazer o pão sem ela, só terá um pouco mais de trabalho.
Esse pão, digo que é semi integral pois utilizei apenas fibra e farinha branca, deste modo, não é um pão integral.



PÃO SEMI - INTEGRAL

700ml de água morna
250 gramas de fibra de trigo
2 xícaras de farinha de trigo
2 sachês de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher se sobremesa rasa de sal
3 colheres de sopa (bem generosas) de margarina ou 6 colheres de sopa de óleo
farinha até dar ponto

Modo de preparo:
Primeiro, vou explicar como fazer se for utilizar a máquina de pão, depois, explico como fazer quando for fazer manualmente.

Máquina de fazer pão
Coloque os ingredientes na sequência da receita. A massa ficará meio líquida, mas deixe os ingredientes misturarem bem e depois vá acrescentando farinha até que não grude na mão ao tocar a massa. Formará uma bola. Mas detalhe, acrescente a farinha aos poucos, pois se colocar demais ficará um pão pesado, mais seco. Como disse, uso a máquina apenas para amassar, portanto, após amassar bem, desligue a máquina e deixe o pão descansando para crescer e dobrar de volume.



Fazendo o pão sem máquina
Quando faço massas como o pão, amassando, aprendi há bastante tempo (era daquelas que adorava ficar assistindo receitas na TV, gosto até hoje) fazer uma mistura tipo "esponja". Para a esponja misture meio copo de água morna (morna, não quente), 4 a 6 colheres de farinha de trigo e o fermento. Deixe descansar por 5 minutos ou até formarem bolhas na mistura.
Acrescente a mistura os demais ingredientes. Acrescente do mesmo modo, farinha aos poucos. Gosto muito de fazer um processo de rasgar a massa, pois deste modo, é possível usar menos farinha e ter uma massa bem fofa. Como faço? Pego a massa, coloco em uma bancada limpa e lisa, faço pressão com a parte gordinha da mão, empurrando a massa para cima e volto puxando a massa com a ponta dos dedos, como se estivesse arranhando/rasgando com os dedos a massa. Faça esse processo e vá acrescentando farinha até que a massa desgrude das mãos. Coloque a massa em uma vasilha, tampe com pano limpo e deixe crescer até dobrar de volume.

Agora o procedimento é igual para ambos os preparos:
Retire a massa da vasilha, corte ao meio e modele dois pães. Gosto também de fazer pães pequenos, fica muito bom. Coloque os pães em forma untada e enfarinhada. Deixe descansar novamente para crescer, não precisa dobrar de volume, mas precisa crescer um pouco.




Leve para assar em forno médio por aproximadamente 45 minutos ou até que a parte de cima do pão esteja levemente dourada.
Retire do forno, cubra com pano.. eu gosto de logo desenformar para que o pão não fique úmido quando for feito na forma de pão.
Amo como o pão quentinho, mas se sobrar pão, guarde em saco bem fechado para não ficar seco.






Nenhum comentário:

Postar um comentário