terça-feira, 17 de junho de 2014

Acompanhamentos para o churrasco - vinagrete e farofa

Aqui em casa, temos duas situações... somos em quatro pessoas, dois não comem carne (embora um deles diga que é vegetariano, come um churrasquinho e um sanduba, mas só) e os outros ainda não se desvencilharam da carne...sendo assim, não é possível fazer só o churrasco, sempre precisamos fazer uns pratos extras, mas uma coisa é certa, nunca pode faltar um vinagrete (nome dado ao molho, mesmo que em nossa receita, não usamos o vinagre) e a farofa.
Hoje, podemos encontrar diversas marcas de farofa pronta e algumas realmente são gostosas, mas gosto da farofa fresquinha, feita na hora, bem temperada e com o tempo fomos adaptando a receita simples, para que ela ficasse mais saborosa.
Como gosto de tudo picado muito pequeno, bem pequeno mesmo, para fazer o vinagrete prefiro "picar" manualmente os ingredientes, acho que o uso do processador acaba produzindo muito líquido e na salsinha acaba destruindo as folhinhas. 
O certo é que com o churrasco, esses dois acompanhamentos são simples, mas perfeitos!!!!




VINAGRETE
1 cebola pequena
2 tomates
1 punhado de salsinha
1 a 2 limões
azeite, muito azeite
sal

Modo de preparo:
Pique bem a cebola. Lave os tomates, corte ao meio e pique bem. Nesse momento, acrescento o sal, o(s) limão(ões) e o azeite para que vá juntando líquido. Pique a salsinha, junte a mistura e deixe descansar até o momento de servir. Aqui gosto muito com pão de alho que fazemos. Ainda posto uma hora dessas pra vocês. 
obs: dispenso o vinagre, apenas por não ser fã do sabor dele. Teste e depois, quem gosta do vinagre, me conte o que achou :)



FAROFA
1 cebola grande bem picada
1 1/2 xícara de farinha de milho amarela em flocos
sal
temperos
orégano
salsinha fresca picada
pimenta a gosto

Modo de preparo:
Frite a cebola em óleo até que esta esteja bem dourada. Sim, é bem dourada mesmo e faz diferença no sabor ela estar mais clarinha ou mais escurinha. Eu deixo assim, como na foto abaixo e as vezes até um pouco mais dourada.


Acrescente a farinha de milho em flocos, mexendo bem. Em seguida, acrescente os temperos (se tiver alho em pó ou alho frito, fica ótimo), o orégano, a pimenta e o sal. Apague o fogo e junte a salsinha bem picada. Ela ficará assim... uma delícia!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário