terça-feira, 3 de junho de 2014

Bruschetta de Cogumelos

Se tem uma coisa que acho prática de fazer e é uma ótima opção para servir quando se recebe pessoas em casa, é a Bruschetta. Resolvi dar uma pesquisada para saber mais sobre a sua origem. Diz-se que é de Lazio e Abruzzo na Itália e que inicialmente eram os menos favorecidos que utilizavam o pão desta forma, para reaproveitar o pão velho. Posteriormente começou a ser usada pelos mais abastados e tem sido muito utilizada, após a colheita das azeitonas e preparo do azeite, para testar o sabor e qualidade do azeite.

Existem muitas receitas de Bruschettas, eu particularmente amo uma que fazem no Mercado Municipal em São Paulo - Bruschetta de Funghi. Por gostar bastante de cogumelos e por hoje ser mais fácil encontrá-los frescos no mercado, resolvi fazer essa receita utilizando o Shimeji Branco, o Portobello e o Champignon.

Vai lá, ainda dá tempo de preparar para a entradinha do jantar.


BRUSCHETTAS DE COGUMELOS

Ingredientes
2 pães italianos cortado em fatias (aqui os pães eram pequenos)
1 cebola picada
azeite
300 gramas de cogumelos Portobello
200 gramas de cogumelos Shimeji Branco
200 gramas de Champignon
sal e temperos a gosto



Modo de preparo:
Doure a cebola no azeite. Acrescente os cogumelos picados e deixe cozer até que reduzam de tamanho e o líquido que eles soltam fique levemente encorpado. Acrescente sal e tempero a gosto - tempero aqui eu utilizei orégano fresco.



Leve os pães para dar uma leve torrada no forno (as vezes, quando o tempo permite, gosto de dourar levemente o pão na frigideira. Quando faço isso, coloco um poquinho de alho no azeite, fica um sabor delicioso) Retire, coloque a mistura dos cogumelos, polvilhe com queijo ralado, regue com azeite e leve ao forno para gratinar.

Sirva assim que retirar do forno.

Dicas:
As variações ficarão por conta de sua criatividade.. quer facilitar? Use tomates picadinhos, manjericão, bastante azeite e queijo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário