quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Torta Mousse Bicolor

A receita de hoje foi elaborada há alguns anos atrás quando o Açúcar União lançou uma promoção, onde deveria ser enviada à empresa uma receita utilizando o açúcar. As receitas seriam testadas e as que fossem aprovadas seriam publicadas no livro comemorativo da União de 90 anos.
Passou um bom tempo, eu já nem acreditava que daria certo, quando recebo uma ligação dizendo que a minha receita estava entre as escolhidas (as três primeiras receberam prêmios no programa da Ana Maria Braga) e seria publicada no livro. Fiquei ultra feliz quando recebi o livro e vi em 3 páginas dele a receita escrita e a foto da torta. Claro que guardo com muito carinho o livro. Ah, junto com o livro enviaram umas formas, cortadores de biscoitos e um avental.
Bom, mas vamos ao que interessa... a receita

TORTA MOUSSE BICOLOR

Para a massa:
2 colheres de açúcar
1 pacote de biscoito de leite moído
2 colheres de amido de milho
2 colheres de chocolate em pó
150 gramas de margarina sem sal gelada

Misture o açúcar, o biscoito, o amido e o chocolate em pó. Acrescente a margarina até ficar uma massa lisa e homogênea. Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível com a massa. Leve ao forno pré aquecido até dourar. Espere esfriar.

Recheio:
2 colheres de sopa de açucar
250 gramas de damasco que devem ser hidratados em 1 xícara de água

Leve ao fogo brando o açúcar com os damascos até que os damascos comecem a desmanchar. Reserve

Musse de chocolate branco:
1 xícara de açúcar união
meia xícara de água
3 claras em neve
1 tablete de chocolate brnco picado
1 lata de creme de leite com soro
1 colher chá gelatina incolor em pó

Leve ao fogo o açúcar e a água até obter uma calda grossa (em ponto de fio forte). Bata as claras em neve e despeje a calda de açúcar delicadamente, batendo sempre até que o merengue esfrie. Em banho-maria derreta o chocolate branco com o creme de leite (ou leve ao microondas por 1 a 2 minutos). Acrescente o creme de chocolate ao merengue. Junte a gelatina derretida em banho maria ainda quente à musse. Misture bem e reserve.
(apenas uma observação, para dissolver a gelatina, você deve colocar uns 2 dedos de agua em um copo e despejar a gelatina, mexer bem e levar ao microondas por uns 30 segundos. Assim não ficará com bolinhas)

Musse de chocolate meio amargo
1 tablete de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite com soro
2 colheres de chá de gelatina incolor
2 claras em neve

Em banho-maria derreta o chocolate branco com o creme de leite (ou leve ao microondas por 1 a 2 minutos). Junte a gelatina já dissolvida (o processo é idêntico ao realizado no mousse de chocolate branco) ao creme de chocolate e acrescente as claras em neve, mexendo delicadamente. Reserve

Cobertura
6 colheres de açúcar de confeiteiro
meio litro de creme de leite gelado
1 colher de chá de essência de baunilha
damascos cortados ao meio
raspas de chocolate branco e meio amargo

Bata o açúcar com o creme de leite e a essência, até obter um creme de consistência firme (chantilly). Reserve

Montagem
Sobre a massa já fria, espalhe metade do recheio de damasco. Cubra com a musse de chocolate branco. Leve para gelar até adquirir consistência firme. Retire da geladeira, distribua o restante dos damascos e cubra-os com a musse de chocolate meio amargo. Leve para gelar.
Finalize a torta com o chantilly, as raspas de chocolate e os damascos.

Rende 16 porções

E diz assim no final...

Conselho Docelar: apesar de ser uma receita longa, não deixe de experimentar, pois, além de deliciosa é irresistível.

É claro que fiquei toda orgulhosa... Claro que depois já alterei muitos detalhes, mas essa foi a original e resolvi compartilhar com vocês. Agora faça o teste!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário