terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Torta Brownie de Avelã



Essa é uma receita bem antiga, já fiz em Natais passados ou simplesmente como sobremesa. Apesar de ter vários ingredientes e ser feita em 3 etapas, não há muita complicação para fazer e são ingredientes fáceis de encontrar nos supermercados.
Durante um tempo não encontrava a receita, mas quando me mudei no ano passado, lá estava ela. É uma revista  de 1995 (sim, eu colecionava revistas de receitas), com várias receitinhas legais para o Natal.
Na receita há a indicação de uso do multiprocessador, mas é possível usar o liquidificador para processar as avelãs. Se quiser uma torta mais doce, utilize o chocolate ao leite ou mesmo Nutella para cobrir. O mais legal dessa torta é que pode ser preparada com antecedência. Fica uma delícia quentinha com sorvete.
Infelizmente ainda não consegui fazer essa delícia depois de achar a receita, mas nesse Natal com toda certeza ela vai reaparecer em nossa mesa.
Não postei a foto pois não achei a foto da torta que fiz, mas prometo que vou tirar nova foto e posto aqui para vocês.
Vale a pena fazer. Espero que gostem!!!!





TORTA BROWNIE DE AVELÃ

Para a base
1/2 xícara de avelãs
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
8 colheres de manteiga em temperatura ambiente
6 colheres de açúcar de confeiteiro

Modo de fazer:
Preaqueça o forno em 180 graus. Coloque a avelã. a farinha e o sal no processador. Processe por 1 minuto até que fique como uma farinha fininha.
Em uma vasilha bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro até formar um creme. Junte a farinha preparada anteriormente, mexendo até ficar granulosa. Com as mãos, aperte a massa no fundo de uma forma de aro removível de aproximadamente 23cm de diâmetro. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até ficar levemente dourada em cima. Reserve.
Detalhe importante:
Não deixe assar demais, caso contrário, quando for fazer a segunda parte, acabará queimando a base e o gosto não será o mesmo. Então não deixe a massa no forno e vá fazer outras coisas :)

Para o recheio:
4 colheres de manteiga gelada
100 gramas de chocolate meio amargo picado grosseiramente
1/2 colher de chá de baunilha
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 ovos
1 xícara de açúcar

Modo de fazer:
Em uma panela pequena, coloque a manteiga e o chocolate, levando ao fogo baixo até derreter (sim, você pode usar o microondas, só precisa prestar atenção para não por tempo demais e queimar o chocolate, normalmente em 30 a 50 segundos já estará pronto). Acrescente a baunilha e deixe amornar.
Em uma tigela a parte misture a farinha e o sal.
Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme claro e "fofo". Junte delicadamente a mistura de chocolate à mistura dos ovos e acrescente aos poucos a farinha.
Espalhe o recheio sobre a base e leve ao forno baixo (120 graus) até crescer um pouco e começar a rachar a superfície da torta.
Retire do forno e deixe esfriar.

Cobertura:
150 gramas de chocolate meio amargo

Modo de fazer:
Derreta o chocolate. Desenforme a torta (com cuidado para que ela não se quebre) e cubra com o chocolate derretido

Dica:
Na receita original (a que tenho foi publicada em 95) manda colocar no recheio 8 colheres de manteiga, mas sinceramente não é necessário.
Fica uma delícia colocar raspas de avelã torradinhas sobre a torta. Para as lascas, você pode laminar as avelãs e dar uma leve tostada na frigideira mesmo. Não precisa colocar nada, apenas as lascas da castanha, cuidando para não queimar e mexendo com cuidado.

BOM APETITE :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário