quarta-feira, 18 de junho de 2014

Quiche de Alho Poró

Esta ai uma comidinha que eu gosto, quiche, principalmente por permitir diversas variações e na hora de servir, deixa qualquer prato bonito. A quiche é uma torta aberta, com recheio a base de ovos e creme de leite. Embora pareça ser um prato originariamente francês, esta torta tem sua origem na Alemanha ("kuchen" - "torta") mas mais tarde foi "batizada" por Lorraine pelos franceses. A Quiche Lorraine é a mais famosa receita e leva bacon, só que aqui em casa não consumimos esse ingrediente e portanto, acrescentamos sempre um legume, um vegetal e no caso desta.
A massa da torta já postei a receita há algum tempo atrás, quando falei das empadas, mas a massa deve ser sempre crocante, leve e que derreta na boca. Optei em fazer mini tortinhas, mas você pode fazer ela grande, que não perderá o sabor e a qualidade. 




QUICHE DE ALHO PORÓ

Massa:
2 copos de farinha de trigo
1 copo de amido de milho
margarina até dar ponto
1 colher de café de sal

Recheio
2 talos de alho poró picados (eu só uso o talo, descarto as folhas)
3 ovos
1 lata de creme de leite
1/2 copo de leite
100 gramas de queijo parmesão
sal a gosto

Queijo ralado para polvilhar 

Modo de preparo:
Massa:
Sou suspeita no modo de preparo desta massa, digo isso pois há algum tempo faço ela no multiprocessador, pela praticidade, agilidade e por poder colocar uma menor quantidade de margarina, mas, nada impede de fazê-la com as mãos (o que fiz por muito tempo). Neste caso, coloque todos os ingredientes em uma vasilha e vá amassando com as pontas dos dedos, sem sovar, até que fique uma massa lisa e homogênea. Normalmente usará em torno de 4 a 6 colheres beeeeem cheias. 
Abra em forminhas para quiche e leve para assar em forno morno por uns 10 minutinhos. A massa não deve ficar dourada, pois irá ao forno novamente, mas precisa ficar levemente assada para que ao colocar o recheio ela não fique crua no meio.

Recheio:
Refogue o alho poró no azeite, até reduzir e ficar macio. Reserve. Em uma vasilha misture os demais ingredientes, batendo bem  para homogeneizar. 



Montagem:
Coloque o alho poró em cima da massa, distribua o restante do recheio (o liquido preparado) sobre o alho poró. Polvilhe com queijo ralado e leve assar até que fique dourado, ou ao tocar no centro do recheio, ele esteja firma. Você poderá servir as tortinhas quentes ou frias.




Rápida, prática e deliciosa... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário