segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ratatouille

Neste final de semana, queria fazer algo gostoso, mas que fosse rápido tanto para montar como para assar e ainda simples e saudável. Enquanto estava no mercado, me lembrei que havia feito Ratatouille apenas uma vez em casa e logo resolvi que este seria nosso prato. Apesar de não estarmos na época auge da berinjela, ela estava bonita e não estava cara. 
Quando falei no prato, em casa todos se lembraram do filme do "ratinho", mas a receita não é dele...ela é originária da Provença e vemos diversas adaptações desse prato. A berinjela e o tomate são obrigatórios, mas os outros ingredientes, serão adicionados a gosto do freguês. 
Quanto ao preparo, basta fazer uma busca pela internet que será possível encontrar diversos modos de fazer, mas como disse, queria algo rápido e prático, então aqui está a nossa adaptação do Ratatouille.



RATATOUILLE

1 beringela grande
1 abobrinha grande
3 tomates
2 cebolas
2 pimentões verdes
temperos
alecrim

Molho
1 lata de tomate pelado
cebola
alho
azeite

Modo de preparo:
Lave bem os legumes e corte em fatias finas (o fato de cortar fininho, auxilia na hora de assar reduzindo bastante o tempo de cozimento). Em uma travessa, organize os legumes colocando 1 fatia de beringela, 1 fatia de abobrinha, 1 fatia de tomate, 1 fatia de pimentão, 2 a 3 rodelinhas de cebola (seriam as tirinhas, mas deixamos tirar inteiras, em rodelas). Repita o procedimento até completar a travessa.
Polvilhe com temperos secos e coloque raminhos de alecrim. Regue com bastante azeite.




Antes de levar ao forno para assar, faça o molho dos tomates, processando os ingredientes. O molho precisa ficar fino pois durante o cozimento irá encorpar. Na foto abaixo, perceberá que colocamos pouco molho. Não coloque muito molho pois os ingredientes soltaram líquido durante o cozimento.


Cubra a travessa com alumínio e leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 a 40 minutos. Não queríamos que os ingredientes derretessem ou se desmontassem, mas caso queira mais cozido, deixe um pouco mais no forno.


O resultado final do prato é este. Dá para ver como fica com bastante molho... mas fica muito gostoso. Espero que gostem.

obs: esses temperinhos que digo, uso pronto, são ervas para massa e um tempero de alho moído.


Nenhum comentário:

Postar um comentário