domingo, 12 de agosto de 2012

Kibe Assado (vegetariano)


Aqui em casa todo mundo adora kibe seja frito ou assado. Como temos aqui em casa um vegetariano e outro que prefere não comer carne, fiz o kibe com proteína de soja (PVT). Quem não é fã do PVT, pode achar que fica com gosto ruim ou sem sabor, mas precisa experimentar essa receita. Eu sou daquelas que gosta do kibe com carne e depois que fizemos este aqui em casa, sinceramente nem precisa ter carne. Não gosto muito do tempero da comida vegetariana, pois parece que o único tempero que existe para o PVT é pimentão e cebola, mas esse kibe é prova de que há diversos modos de fazer a comida sem carne e muito saborosa.



Ai vai a receita...

400 gramas de trigo para kibe hidratado e escorrido
250 gramas de glúten ou PVT temperado (eu preparei com antecedência, vou fazer novamente e postar uma foto dele pronto, tempero com cebola, alho, orégano, salsinha, tempero tipo sazon ou knorr, mas não uso de carne e coloco agua o suficiente para hidratá-lo, pois para usar no kibe não pode ser um molho)
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 potinhos de caldo de legumes (agora tem ele em potinhos e parece uma geleinha, eu amei essa versão. Caso não tenha, pode colocar o caldo de envelope também)
1 xícara de hortelã
1 1/2 xícara de salsinha
muito azeite
sal e pimenta a gosto

O preparo é simples. Processar metade do trigo hidratado com o PVT já temperado, a cebola, o alho, a hortelã e a salsinha até que fique moído (mas cuidado para não deixar virar um patê). Misture esse preparado ao restante do trigo. Coloque o azeite, o sal e a pimenta.
Espalhe em uma forma ou refratário e leve para assar até que fique dourado. Não é preciso usar ovos ou farinha para "dar liga" a massa.
Hoje comemos com pão sírio, hommus, babaganush e coalhada seca. Fica ótimo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário