segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Empadinhas de Palmito







Quem não gosta dessas delícias? Sempre que faço empadas em casa, me recordo quando minha mãe fazia em grande quantidade e muitas vezes nós ajudávamos. Ficávamos torcendo para que algumas abrissem ou  para que a "tampinha" de outras rachassem (como uma destas da foto). Quentinhas, mornas, frias... gosto de empadas, seja como for. O recheio aqui em casa é da palmito, para alegrar os que não comem carne, mas fica muito saborosa sendo feita com frango, carne seca e o que a criatividade permitir.

Vamos então a mais um passo a passo. Não tem segredo e tenha certeza que ficará uma massa que derrete na boca.

EMPADAS

Para massa "podre"
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maizena
1 ovo
margarina (aproximadamente 6 colheres de sopa bem cheias)

Modo de fazer:
Se você tem um multiprocessador, é simples... coloque todos os ingredientes no multiprocessador e com o moedor bata até ficar uma bola (sim, primeiro a massa ficará como farofa e depois vai se concentrar toda e ficar como uma bola lisa e sequinha, caso necessário acrescente um pouco mais de margarina)
Caso você vá fazer a receita amassando, coloque todos os ingredientes em uma vasilha e com a ponta dos dedos amasse até ficar uma massa lisa, uniforme e que não grude nas mãos. Reserve



Recheio de palmito
1 cebola picada
3 colheres de manteiga
1 vidro de palmito 
1 xícara de leite
2 colheres de farinha de trigo bem cheias
sal a gosto
pimenta do reino
noz moscada

Modo de fazer:
Pique o palmito e reserve. Em uma panela coloque a cebola para murchar na manteiga. Acrescente as colheres de farinha e em seguida o leite. Misture bem com um fuê para que não crie bolinhas no creme. Assim que começar a ferver, coloque o palmito picado e os "temperos". Deixe esfriar antes de usar. 


Montagem:

Pegue pequenas porções da massa e abra nas forminhas deixando uma aba um pouco acima da forma para poder fechar depois as empadas (como na foto abaixo). Em seguida coloque porções do recheio. Para não vazar, o segredo e não encher muito de recheio.



Abra pequenas porções da massa (eu gosto de abrir na palma da mão mesmo, mas se quiser, pode utilizar o rolo para esse procedimento), coloque sobre a forminha e com os dedos, aperte nas laterais para fechar bem.




É importante deixar como na foto, um pouco de "ar" dentro pois isso auxilia a não abrir a tampa da empada enquanto ela assa.
Após fechadas as empadas, passe por cima uma mistura de gema com azeite, assim ficará douradinha como na foto. Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus. Ela estará pronta quando estiver dourada.



BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário