quinta-feira, 11 de julho de 2013

Gluten (ou carne vegetal) Passo a Passo

Já faz algum tempo que prometi postar o passo a passo do Glúten que é, ao meu ver, uma excelente opção para quem não quer comer carne.
Acontece que a maioria das pessoas, veem na dieta vegetariana, algo ou com excesso de tempero chamado pimentão ou então totalmente sem sabor. Claro, como pessoa que come carne, mas gosta bastante da comida vegetariana, entendo que a questão do sabor, realmente é importante e por isso, ao fazer o glúten é preciso atentar ao detalhe do tempero.
Em casa utilizo também o PVT (proteína vegetal texturizada), mas esbarramos sempre na questão tempero. Aos poucos fomos descobrindo como preparar comidas com esses dois ingredientes, mas sem perder o sabor e a qualidade.
Fotografei o passo a passo e caso tenham dúvidas, podem perguntar...

Primeiro:
Coloque em recipiente fundo a farinha com uma pitada de sal (sim, é somente isso) e vá acrescentando água direto na mistura da farinha com sal.



A mistura fica meio "gosmenta" no início, mas vá amassando e acrescentando água até que fica uma bola, com a massa em consistência de massa de pão e bem homogênea. Ela deverá desgrudar da mão. Cubra a massa feita com água e deixe descansar por pelo menos 2 horas.






















Após o descanso, coloque a massa em uma peneira grande e coloque em baixo da torneira com água vertendo para "lavar" a massa. Você perceberá que vai sair uma água branca da massa e deverá "lavar" até quase não sair mais esse líquido branco (que é o amido da farinha).


    



Em uma panela de pressão coloque agua, shoyo, cebola, alho, sal, orégano, caldo de legumes e os temperos que você goste. Leve ao fogo para ferver. Enquanto isto, faça pequenas bolinhas com a mão e estique com os dedos, como se fosse abrir a massa, mas sem deixar que ela "rasgue". Coloque os bifes para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos. 
Você não deverá encher muito a panela pois se não ao ferver poderá bloquear a saída de ar da panela e fazer uma sujeira enorme.



















Espere esfriar e retire os "bifes" da panela de pressão. Você poderá guardá-los com o líquido do cozimento, caso queira. Eles podem ser usados para bife a milanesa, estrogonofe, moído... como sua imaginação permitir.




Agora, sendo sincera, não é simples de fazer, dá um trabalhinho e demora um pouco também, mas vale a pena. Em alguns locais hoje já é possível comprar a farinha para fazer glúten que simplificará muito o trabalho. Essa farinha, normalmente, é vendida em casas de produtos naturais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário