terça-feira, 14 de agosto de 2012

Panqueca de Palmito


É muito difícil encontrar alguém que não goste de panquecas, eu amo... mas gosto daquelas que tem a massa bem fininha e que ao comer sinta que é leve e com sabor suave. Já testei diversas receitas, mas nem sempre tive muito sucesso. Por vezes a massa ficava difícil de desgrudar da frigideira, outras vezes era preciso por muita massa para que ela não se desfizesse... e finalmente achei esta receita que além de fácil de fazer, rende bem e fica muito leve. Para esta eu fiz um recheio de palmito, mas o recheio fica a critério dos que irão saboreá-la.

Ingredientes da massa:
500ml de leite
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de manteiga (faz diferença o sabor da manteiga e da margarina, mas claro, na falta de uma...)
3 ovos
1/2 colher de chá de sal
a pontinha da colher de chá de fermento em pó
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino
manteiga para untar na hora de fritar.

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador. Bater por uns 3 a 5 minutos. Deixar descansar por 15 minutos. Untar a frigideira com manteiga, colocar massa suficiente para que tampe o fundo da frigideira, mas fique bem fininha. Pode ser que seja necessário durante a repetição desse processo, untar novamente a frigideira, mas sempre colocando bem pouquinha manteiga.

Recheio
2 colheres de azeite
4 colheres de cebola bem picada
2 vidros de palmito
400ml de leite
2 1/2 colheres de farinha de trigo
4 colheres de creme de leite fresco
salsinha
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Doure a cebola no azeite. Acrescente a farinha e em seguida o leite mexendo bem para não criar bolinhas. Assim que ferver e engrossar, acrescente os temperos e creme de leite. Apague o fogo e junte o palmito picado mexendo apenas para misturar bem os ingredientes. Recheie as panquecas e sirva.

Caso queira, pode fazer um molho vermelho e colocar sobre as panquecas, polvilhar queijo e levar ao forno para gratinar.

Bom apetite... :)

Um comentário: