sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Brownie Bicolor com Cerejas

Gosto de sempre adoçar a vida. Como tenho mais tempo nos finais de semana, posso apreciar cada detalhe da receita, os aromas e fazer tudo com tranquilidade (tudo bem, a louça podia ser dispensada, mas faz parte do processo). 
Chegando a tarde, bateu aquela vontade de um doce e quem eu vejo no armário? O chocolate. Gosto dele, por que permite mil e um usos e para brownie então (não, não sou chocólatra, vivo muito bem sem ele, mas quando ele aparece, não o nego.)!!! 
Confesso, estou ficando fã de brownie, então, provavelmente logo mais surjam outras receitas. Esse fica bem leve e resolvi usar as cerejas maraschino, pois sempre as tenho em casa. A mistura dela com o chocolate, ao meu ver, é ótima! Espero que gostem dessa receita!!!



BROWNIE DUO COM CEREJAS

Ingredientes:
Base de chocolate meio amargo
100 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
3 ovos (clara e gemas separados)
200 gramas de chocolate meio amargo
150 gramas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Base chocolate branco
100 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
3 ovos
200 gramas de chocolate branco
150 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:
Cerejas maraschino picadas

Modo de preparo
O modo de preparo da base de chocolate meio amargo e do chocolate branco é igual, mas para ter este efeito bicolor e com as cores bem distintas, devem ser feitos separadamente para que seja colocados um sobre o outro na forma, por esse mesmo motivo os ingredientes foram descritos separadamente.
Em uma vasilha coloque a manteiga e o açúcar, batendo bem até ficar cremoso.




Junte as gemas uma a uma e continue batendo para obter uma mistura cremosa e homogênea.


Pique o chocolate e leve ao microondas para derreter (ok, caso não tenha um microondas, pode fazer na panela mesmo. Sinceramente eu não faço em banho maria quando vou usar em receitas assim. O cuidado que tenho é colocar em fogo bem baixo e quando o chocolate começar a derreter, apago o fogo e completo o derretimento apenas mexendo bem o chocolate). 
Junte o chocolate derretido a mistura das gemas batendo bem (assim que colocar o chocolate a mistura, ligue a batedeira e não deixe descansando, pois caso contrário, o chocolate voltará a endurecer).
Peneire a farinha e incorpore a mistura do chocolate.



Em outro recipiente, bata as claras em neve até ficar em picos firmes. 



Misture ao creme de chocolate delicadamente para não perder o aerado da massa e manter ela bem fofa. A massa fica firme, mas ao mesmo tempo é cremosa.




Unte e enfarinhe uma forma de 30cm (fiz em uma forma média pois queria o brownie alto). Distribua primeiro a massa de chocolate preto. Em seguida, espalhe sobre a massa cerejas picadas (claro que aqui será o gosto do freguês, pode ser colocado coco fresco, gotas de chocolate, damasco, nozes, avelãs...)


Cubra a massa escura com a massa de chocolate branco. Para não misturar as duas, coloquei colheradas distribuídas sobre a massa de chocolate meio amargo e assim fica mais fácil espalhar a massa branca, sem mesclar com a escura.


Leve para assar em forno a 200 graus por 40 minutos ou até dourar. Eu sempre testo se assou dando um leve toque no centro da massa, que deverá estar firme.



Retire do forno e sirva com sorvetes, frutas, cremes... eu gostei bastante dele frio também, o sabor fica mais acentuado.



BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário