Há algum tempo estava procurando essa receita. Em minha mudança, retirei das revistas culinárias, somente as receitas que já havia feito ou que pareciam ser boas. Coloquei-as em pastas e guardei junto com os livros que tenho, mas a questão era: onde está esta ou aquela receita, uma vez que antes, sabia pela capa da revista (bom... agora, vou fazer um índice de receitas em cada pasta para facilitar minha vida).
Na semana passada encontrei a receita, mas não pude fazer. Ontem no fim da tarde, no meu tempinho em pé, corri pra cozinha e fiz o bolo. Acreditem, em menos de meia hora, ele estava no forno. Que tal então testar pro lanche da tarde?
BOLO DE BANANA COM GOIABADA
Ingredientes
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de margarina
4 gemas
3/4 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó
4 claras batidas em neve
1 pitada de sal
3 bananas nanicas maduras cortadas em fatias finas
250 gramas de goiabada cortadas em pedacinhos
Açúcar de confeiteiro e canela para polvilhar
Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque o açúcar, a margarina e as gemas.
Bata bem até ficar um creme claro e homogêneo.
Acrescente o leite intercalando com a farinha (que já deverá ter sido peneirada), batendo bem até obter uma massa fofa, homogênea. Não ficará muito líquida, mole.
Acrescente a baunilha e o fermento, batendo para misturar os ingredientes adicionados. Em seguida, coloque uma pitada de sal às claras e bata as em neve. Incorpore as claras à mistura anterior. Sempre delicadamente, para não perder o aerado da massa.
A massa ficará mais clara e mais fofa.
Em assadeira untada, coloque metade da massa. Sobre ela, distribua os pedacinhos de goiabada (gosto de cortar em tiras não muito grossas, primeiro para não ficar um bolo tão doce e depois, por que se forem pedaços grandes, eles normalmente afundarão e ao assar, ficarão grudados no fundo da forma.).
Cubra com o restante da massa e coloque as fatias da banana nanica. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e a canela.
Leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar as laterais. Retire do forno e... para servir, aqui comemos ainda quentinho, pois assim a goiabada está molezinha e a banana assada com canela fica uma delícia, mas claro, nada impede que seja consumido frio, pois também fica ótimo (será o gosto do freguês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário