Tenho que confessar... essa receita me surpreendeu. As vezes sou meio reticente em alterar as receitas quando ela não é integral, pois nem sempre fica gostosa. Na sexta, estava procurando uma receita de bolo de chocolate, mas como aqui em casa ele já é comum, queria algo diferente. Quando li, bolo de chocolate com iogurte, pensei... legal!!! Sempre leio a receita até o fim, mas estava correndo bastante, então já fui pondo os ingredientes e batendo e ai veio a surpresa, me deparei com a farinha de trigo integral. E agora? Como gosto do pão integral, ter a farinha não foi o problema. Bolo de chocolate "integral"? Não sei, mas para mim isso nunca combinaria.
Ledo engano. Fiz o bolo e pedi para experimentarem e me dizerem se estava bom. Claro, não contei que era integral. Todos se surpreenderam e ninguém acreditava que na massa, não ia a farinha branca. Portanto, se você for meio avessa(o) a ideia do integral, sugiro que teste essa receita.
BOLO DE CHOCOLATE COM IOGURTE
Ingredientes
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de iogurte natural
1 xícara de açúcar mascavo (eu usei o orgânico que acho mais suave e gosto por ser claro)
3 ovos
1 3/4 xícaras de farinha de trigo integral fina
2 colheres de cacau em pó
75 gramas de chocolate amargo (barra) derretido
1 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio
Modo de preparo:
Na batedeira coloque o óleo, o iogurte, o açúcar e os ovos, batendo bem até ficar uma mistura mais clara e homogênea. Adicione a farinha e bata bem, até ficar bem misturado os ingredientes (vou confessar que quando vi a massa assim, pensei, não vai dar certo)
Acrescente o cacau em pó, o chocolate derretido e o bicarbonato. Nesse momento eu dei uma pausa e pré aqueci o forno em 200 graus.
Bata bem novamente até a mistura ficar cremosa, leve e cheia de bolinhas de ar. Unte e enfarinhe uma forma (desta vez usei uma redonda pequena), despeje a massa e leve para assar no forno pré aquecido (não aqueço muito antes pois se corre o risco do forno ficar quente demais).
Deixe assar por 30 a 40 minutos (não abra antes dos 25 minutos pelo menos para evitar que ele baixe). O bolo estará pronto quando ao tocar no centro ele estiver firme... ou se preferir, use o "velho" palito de fósforo, enfiando no bolo e ele deverá sair seco.
Retire o bolo do forno. Cubra com pano limpo e seco e deixe descansando até servir.
Depois de pronto, o bolo não durou dois dias. Agora quer uma sugestão? Aqui servi com morangos frescos e creme. Ficou muuuuuito bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário