Ah os doces... são minha perdição!!!!
Para os finais de semana, principalmente aos sábados, gosto muito de ter algo especial, fazer uma sobremesa diferente. Como aqui tem feito dias bem quentes, sai em busca de um doce que fosse gelado. Amei essa Terrine. Ao cortar, se assemelha a um sorvete não tão cremoso, mas ao derreter na boca é muito boa.
Confesso que em dado momento, achei que não daria certo e tive que adaptar, pois pelo modo de fazer da receita, não daria certo de jeito algum.
Quanto aos morangos... por que não usar somente fruta sem adoçar? A ideia inicial da receita seria uma calda, sugiro que experimente os dois modos (com calda e somente o purê). A calda já postei aqui quando fiz Pudim de Chocolate Branco e Calda de Morangos Gostei do purê, pois o sabor mais ácido do morango contrasta perfeitamente com o adocicado do chocolate branco.
TERRINE GELADA DE CHOCOLATE COM PURE DE MORANGOS
2 colheres de sopa de açúcar granulado
5 colheres de sopa de água
300 gramas de chocolate branco
3 ovos (clara e gemas separadas)
300 ml de nata/creme de leite fresco
Modo de preparo
Leve ao fogo em uma panela o açúcar e a água para formar uma calda rala. Por ser uma pequena quantidade, é preciso estar atento para não ficar uma calda grossa.
Junte a calda o chocolate branco e 100 gramas do creme de leite. Mexa até que o chocolate derreta completamente. Talvez seja necessário voltar ao fogo, mas apenas para aquecer levemente o creme de leite. Com o creme ainda morno, acrescente as gemas, mexendo bem. Importante...não deixe o creme ferver.Reserve o creme feito até que fique em temperatura ambiente.
Bata as 200 gramas restantes da nata até ficar firme. Aqui novamente, é preciso ter cuidado. Eu prefiro bater com o fuê, pois dependendo o quanto for batida, a nata pode virar manteiga e o sabor e a textura da receita ficará totalmente alterada.
Bata as claras em neve, em picos firmes. Junte a nata ao creme já frio, mexendo até incorporar bem os ingredientes. Acrescente as claras, mexendo delicadamente.
Forre uma forma de bolo inglês com filme plástico, deixando sobras do filme nas laterais. Despeje o creme e cubra com o filme que ficou nas laterais.
Leve ao congelador por aproximadamente 4 horas. Como fiz na sexta, deixei até na hora de servir no sábado após o almoço. Se onde você morar for quente, recomendo tirar do freezer apenas no momento em que for servir.
Para o purê dos morangos utilizei 3 caixinhas de morangos frescos e limpos. Coloquei no processador até ficar com textura de purê. Como havia dito anteriormente, não adocei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário