quarta-feira, 15 de abril de 2015

Mini tortas de chocolate com crocante de amêndoas e avelãs





Para mim, não tem combinação melhor e sem erro do que chocolate com castanhas. Sempre tenho ambos em casa para um imprevisto, uma vontade de fazer um doce ou um bolo recheado. 
Em um domingo desses, preparando o almoço, queria demais fazer uma sobremesa, mas tava meio sem ideia do que fazer. Como na sexta havia feito uns cupcakes recheados e guardado pedacinhos da massa que retirei dos bolinhos para pôr o recheio, resolvi usar essa massa.
Peguei uma forminha desmontável redonda e fiz a base da tortinha com a massa de bolo - apenas apertei a massa no fundo para que ela não ficasse esfarelando ou solta. Preparei um creme tipo mousse, bem simples, de chocolate com 300 gramas de chocolate, 1 caixinha de creme de leite, 1 caixinha de chantilly (aquele líquido...aqui onde moro conheço apenas duas marcas do chantilly pra bater em caixinha). Derreti o chocolate com o creme de leite, acrescentei a mistura de chantilly já batido. Misturei bem, mas delicadamente. Coloquei sobre a 'base' da tortinha e levei para gelar no congelador - por uma questão de tempo, pois já era quase meio dia.
Enquanto isso levei ao forno 150 gramas de avelãs e 150 gramas de amêndoas para torrar. Retirei do forno e dei uma leve triturada nelas. Levei ao fogo em uma panela com 1/2 xícara de açúcar, sempre mexendo, até o açúcar derreter. Coloquei a mistura no granito para esfriar. Enquanto esfriava ia separando em pedacinhos pois não queria ter que quebrar tudo depois.
Na hora de servir, desenformei a tortinha e coloquei o crocante de castanhas sobre elas.
Simples não é? Fiz em 1 hora e meia.



Uma dica de sobremesa simples, rápida e docinha :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário