domingo, 10 de agosto de 2014

Bolo de amêndoas e avelãs com creme de chocolate

Estou uns dias de castigo na cama e deste modo, sem poder fazer muita coisa na cozinha. Esse bolo, quem fez foi meu filho. A receita foi extraída de um livro que ganhei em uma Páscoa (resolvi trocar os ovos por livros de chocolate e não me arrependi). Uma receita rápida, simples e deliciosa. O mais interessante é que apesar de levar chocolate o doce é na medida certa, nem um pouco enjoativo. Enquanto comíamos, ficamos pensando outros recheios que poderiam ser utilizados. Ainda vamos testar substituir as amêndoas e avelãs por nozes e rechear com creme de doce de leite, acho que será uma boa pedida para o final do ano (já anotei, claro).


BOLO DE AMÊNDOAS E AVELÃS COM CREME DE CHOCOLATE

Ingredientes para o bolo:
4 ovos
100 gramas de açúcar
50 gramas de amêndoas moídas
50 gramas de avelãs moídas
5 colheres de sopa de farinha de trigo
50 gramas de amêndoas em lascas

Ingredientes para o creme de chocolate:
100 gramas de chocolate
15 gramas de margarina
300 gramas de nata

Modo de preparo:
Em uma vasilha, bata os ovos e o açúcar até formar um creme claro, fofo e espumoso (uns 10 minutos mais ou menos). Com auxílio de uma colher, incorpore delicadamente as castanhas moídas (como aqui só tínhamos as castanhas inteiras, passamos no processador). Peneire a farinha e envolva na mistura (evite bater a mistura, pois quanto mais delicadamente misturar, mais fofa ficará a massa depois). 


Em uma assadeira forrada com papel manteiga (eu gosto de untar o papel manteiga, assim fica mais fácil da massa se soltar, apesar que só de usar o papel manteiga ela já deverá grudar menos que na forma untada e enfarinhada), despeje a massa preparada e polvilhe sobre ela as lascas de amêndoas (como também não tínhamos as amêndoas em lascas, fizemos as lascas com um cortador, por isso não ficaram tão finas e uniformes, como as compradas já em lascas)



Leve para assar em forno a 190 graus por 15 a 20 minutos. 
Enquanto isto, prepare o recheio. Derreta o chocolate com a margarina e reserve. Bata as natas até ficarem firmes.



Nesse procedimento, tome cuidado, pois se bater demais o recheio ficará com gosto de manteiga. A nata ficará com consistência de chantilly e é rápido isso. Junte o chocolate já derretido, misturando bem.
Retire do forno o bolo e deixe amornar. Retire o papel manteiga e coloque o bolo em um prato ou onde deseja servi-lo.



Corte ao meio e recheie com o creme de chocolate. 



Caso queira, antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro. Aqui, optamos por comer em temperatura ambiente mesmo, pois assim, o creme de chocolate fica mais mole e deste modo, mais molhadinho o bolo, mas caso queira, pode levar para gelar até o momento de servir.

A massa é muito leve, fofa e ao saborear você pode sentir os pedacinhos de castanha. O aroma é delicioso. Testamos e aprovamos. DELÍCIA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário