quinta-feira, 31 de julho de 2014

Torta Suflê de Limão

Estava procurando uma torta de limão, diferente, que não fosse muito doce e ao mesmo tempo tivesse o sabor ácido do limão. Já postei uma de limão aqui com ganache de chocolate branco, que gosto muito, mas também queria variar e encontrei essa receita em um caderno "velhinho" que tenho com recorte de receitas (precisei fazer uma limpa em minhas revistas e selecionei somente receitas que achei interessante. Recortei e colei em um caderno para guardar. De vez em quando faço uma busca por lá.)
Vou ser sincera, no começo, quando li, não gostei muito da massa, até por que, não queria fazer a massa "podre", aquela que fiz para a empada já publicada aqui no Doce Panela, mas depois de feita, o resultado é ótimo.
No recheio o sabor dependerá da quantidade de limão usada, mas não exceda a 2 unidades, eu coloquei 3 e ficou um pouco forte, não fica ruim, mas o sabor fica mais acentuado.
Já o aroma... é muito, muito bom. A textura do recheio é demais, fica muito fofo, bem diferente das tortas habituais de limão. Façam o teste e depois contem o que acharam.



TORTA SUFLÊ DE LIMÃO

Massa:
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga
1/3 xícara de ricota
2 colheres de sopa de creme de leite
1 gema

Recheio/Suflê
3/4 xícara de açúcar
4 gemas
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de casca de limão
suco de 2 limões
3 claras em neve
2 colheres de margarina

Modo de preparo:
Misture os ingredientes da massa em uma vasilha, até formar uma bola lisa. Cuidado para não amassar demais, pois a crocância da massa tem relação direta com o quanto você sovar ela.



Embrulhe a massa em filme plástico ou coloque em um saquinho e feche bem. Leve para gelar por 30 minutos. Retire da geladeira e abra a massa em uma forma desmontável, cobrindo o fundo e as laterais. Leve para assar por 20 minutos ou até ao tocar o centro, sentir que a massa não está mais crua. Isso é importante, pois como o recheio é "molhado" se não estiver pré assada a massa, ao colocar o recheio ela não ficará crocante após assar novamente com o recheio.
Agora vamos preparar o recheio - Em uma vasilha, coloque as gemas e 3/4 de xícara de açúcar. Bata até ficar uma gemada cremosa. Acrescente a farinha e o suco de limão. Transfira para uma panela e leve ao fogo baixo até engrossar e forma um creme liso.




Desligue o fogo e cubra a panela para deixar a mistura ficar morna.
Enquanto isto, bata as claras em neve (pico firme) e acrescente as colheres de açúcar, batendo novamente até formar um merengue. Junte as raspas de limão e incorpore o creme a mistura de claras, mexendo delicadamente.


Procure não bater, nem misturar muito para manter o aerado das claras no recheio. A mistura ficará um pouco mais amarelada, mas bem fofa.


Coloque o recheio sobre a massa pré assada e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 30 minutos (por isso a importância de não deixar a massa assar demais e nem ficar crua)



A torta estará pronta quando começar a fazer rachaduras sobre o recheio e estiver dourada a parte superior. Não se preocupe, ao retirar do forno ela irá baixar um pouco.



Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro e bom apetite!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário