terça-feira, 24 de junho de 2014

Crumble de Maçã

Vou ter que confessar, essa torta eu já havia feito, mas a primeira tentativa não deu muito certo. Queria que a farofa se mantivesse crocante, mesmo após retirar do forno e após ter esfriado. Não queria que as maçãs ficassem totalmente assadas, moles e ficasse um líquido da fruta. Não desisti.
Dessa vez, deu muito certo!!! A farinha de castanha de caju usada na farofa, deu um aroma muito gostoso antes mesmo de assar e um sabor diferente. Amei! Gostei mesmo pois fiz a torta pouco antes do almoço e enquanto comíamos, ela assava e o cheirinho era delicioso. A boa, é que se você receber visitas inesperadas e tiver umas maçãs em casa...esta é uma sobremesa rápida, simples, mas muito saborosa.


CRUMBLE DE MAÇÃ
8 maças 
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
2 colheres de açúcar

Farofa:
2 xícaras de farinha
1 xícara de farinha de caju (se não tiver a farinha de caju, substitua pela farinha de trigo)
3/4 xícara de açúcar
1 colher de amido de milho
4 a 5 colheres de sopa (bem generosas) de manteiga

Modo de preparo:
Descasque as maçãs e pique em cubos pequenos. Misture a canela, a farinha e o açúcar e coloque em um refratário (caso queira, poderá fazer em porções individuais). Reserve.



Farofa:
Misture todos os ingredientes na sequência. Adicione a margarina aos poucos e sempre misturando bem aos ingredientes secos, para que forme uma farofa sem grumos grandes. Quando digo 4 a 5 colheres de manteiga é por que dependerá de sua generosidade ao encher a colher e o tipo de manteiga que usar. Cuide para não colocar margarina demais. Distribua a farofa sobre as maçãs reservadas e leve para assar em forno quente por 20 a 30 minutos.



Quando estiver dourado, retire do forno. Aqui optamos por servir quente com sorvete de chocolate branco, mas fica gostoso também quando já frio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário