quinta-feira, 12 de junho de 2014

Soufllé ou Suflê de Batatas com Palmito

Estes dias cozinhei umas batatas para fazer purê e me bateu uma vontade de comer suflê ou souffé e ai, resolvi mudar o cardápio...
Antes de escrever a receita, fiquei na dúvida sobre a escrita da palavra suflê ou soufflé, qual seria a correta? Descobri que suflê é "aportuguesado" e que o original mesmo é soufflé. Tem origem francesa. Soufflé é um "bolo"feito com gema de ovo e claras batidas combinadas com vários outros ingredientes e na maioria das vezes é servido como prato principal salgado ou quando doce, é servido como sobremesa. 
Cada soufflé é feita a partir de dois componentes básicos: uma base de creme e outra base seriam as claras de ovo batidas em neve.A base de creme irá dar o sabor e as claras darão a leveza à receita. 
Quando sair do forno, o soufflé estará bem crescido e macio, mas não se preocupe se ele baixar, é normal acontecer.
Hoje temos recipientes próprios para soufflés, mas nada impede de utilizar outras formas. Muitas vezes o soufflé é servido com cremes, coberturas e até recheios, onde quem os faz, opta por abrir o centro e inserir o recheio. Desta vez, fiz o soufflé com uma cobertura de palmitos e tomates, simples, gostoso e fácil de fazer. Como a massa é um pouco mais "pesada" ele tenderá a baixar mais.





SOUFFLÉ / SUFLÊ DE BATATAS COM COBERTURA DE PALMITO

4 batatas grandes cozidas e espremidas
4 colheres de farinha de trigo
100 gramas de mussarela ralada
100 gramas de parmesão ralado
4 claras em neve
1 colher de sobremesa de fermento em pó (rasa)
temperos
sal

Para o creme
1/2 cebola picada
2 colheres de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
400ml de leite
100 gramas de queijo parmesão ralado
4 gemas

Para a cobertura
1/2 cebola picada
3 tomates picados
1 vidro de palmito

Modo de preparo

Misture a batata com a mussarela e o parmesão. Tempere com sal e temperos (digo temperos, pois o tempero que tenho usado em casa é uma mistura de "verdinhos". Vou postar logo uma foto deles, ainda não encontrei aqui para comprar, mas creio que pode ser feito em casa). Reserve.


Em uma panela, prepare o creme base. Doure a cebola na manteiga, acrescente a farinha e em seguida o leite (de uma só vez), mexendo bem para não formar grumos/bolinhas/empelotar. Deixe ferver até engrossar. Apague o fogo e acrescente o queijo ralado. Espere esse creme amornar.
Junte o creme branco a mistura das batatas. Acrescente as gemas, a farinha peneirada e o fermento misturando bem. Por último, incorpore delicadamente as claras em neve.



Leve para assar em refratários individuais ou travessa, untada com manteiga em forno médio. Enquanto isto, prepare a cobertura.
Doure a cebola no azeite, acrescente os tomates picados e deixe cozer por uns 5 minutos. Acrescente o palmito e tempere a gosto.
O suflê estará pronto quando a parte de cima estiver levemente dourada. 



Retire do forno e sirva a seguir com a cobertura de palmito.


Gente, fica fofinho e um sabor delicioso. Vale a pena experimentar...

BOM APETITE!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário