quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sagu de Uva com Creme

Falar em sagu me remete a infância, principalmente por que minhas avós faziam com frequência esse doce para sobremesa. Por vezes vinha acompanhado de frutas diversas, outras tantas era de abacaxi e muitas outras de uva e sinceramente, este é o meu preferido. Aqui em casa os moradores preferem degustar com um creme feito com leite condensado e creme de leite.
Diversas vezes tentei fazer o sagu, mas não dava muito certo, por vezes ficava grosso, o que fazia com ue acrescentasse suco ou água e outras ficava liquido demais. Agora, não me agradava nada quando ficavam grudadas as "bolinhas". Fui testando, tentando e desta última vez, deu certo... ficou com as bolinhas macias e soltinhas, foi rápido de fazer, não derramou (sim, por que algumas vezes ele enquanto fervia transbordava) e ficou com uma consistência que gosto, nem grosso (quase gelatina) e nem liquido demais.
Não uso vinho ou cravo e canela, mas essa incrementada, vai depender do que você gosta. Teste, e depois conte como foi.





SAGU DE UVA

Ingredientes:
1 xícara de sagu
500ml de suco de uva natural
500ml de água
1/2 xícara de açúcar

Modo de preparo:
Coloque o sagu em uma panela e cubra com água, deixando descansar de um dia para o outro (ai está a diferença. Sempre que fazia, deixava de molho por 2 horas, mas nem sempre ficava bom, deste modo, se tiver tempo e puder fazer o sagu com antecedência, fica a dica).



Após o descanso, coloque o suco, a água e o açúcar, levando para cozinhar em fogo médio por 30 minutos.



Quando estiver borbulhando, abaixe um pouco o fogo, assim você evita que o líquido suba e derrame.

 Após os 30 minutos, ele estará como na foto acima, as bolinhas estarão transparentes e o caldinho estará líquido, mas não grosso.
Retire da panela e leve para gelar até o momento de servir. Como disse, aqui, gostamos dele com esse creme que aparece por cima.


 Sim, é simples de fazer o creme...
1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite. Leve ao fogo até levantar fervura. Deixe ferver por 2 minutos. Retire, transfira para um recipiente que possa ser levado a geladeira Sirva gelado com o sagu.



Bom apetite :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário