terça-feira, 6 de maio de 2014

Iogurte Natural - Coalhada Seca

Hoje quero compartilhar com vocês, algo que gosto muito e aprendi a fazer com minha avó. Me recordo algumas vezes, quando ela fazia o iogurte vermelhinho, parecendo aquele potinho vermelho, com um iogurte que dão para as crianças (não vou falar em marca). 
Iogurte era algo que comia muito nas manhãs... hoje, gosto de comer com granola, com frutas, com mel e agora temos feito ele "tipo coalhada" e fica deliciosa com uma pitadinha de sal e azeite. O interessante é poder comer em sua casa e economizando bastante e não se preocupe, não dá trabalho fazer (claro, se você não esquecer o leite no fogo e ele derramar, mas esse é um outro caso).
Vamos ao passo a passo.

IOGURTE NATURAL

1 pote de iogurte natural (eu prefiro sem ser light)
2 litros de leite
2 colheres de leite em pó (se não tiver o leite em pó, não tem problema, dá certo igual. Esse ingrediente uso, seguindo o que minha avó ensinou)

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque os 2 litros de leite. Não precisa ferver, acompanhe a temperatura colocando o dedo no liquido. Estará em temperatura adequada quando suportar contar até 10, mas precisará tirar o dedo para não queimar. 
Coloque o leite em uma vasilha - que possa ser tampada, acrescente o iogurte e o leite em pó. Misture bem - uso um fuê pois facilita a homogeneização dos ingredientes.


Tampe a vasilha. Pegue um pano - eu uso uma toalha limpa e seca, e enrole bem a vasilha para que possa ficar aquecida - conforme as fotos abaixo. Deixe descansar por no mínimo 8 horas, mas não mais que 10 horas.




Quando retirar o pano, estará assim...







Agora vamos para a segunda parte

Depois de pronto o iogurte, agora você pode fazer coalhada seca e sem complicações... é simples assim:

Coloque o iogurte em um pano, limpo e seco. Separe uma peneira ou algo no qual possa apoiar o pano e que permita escorrer o liquido (soro) do iogurte. Amarre bem o pano e de preferência, leve para geladeira, tampado, de um dia para o outro, ou pelo menos 6 horas.

                                                


Quando você retirar do pano, estará como na foto abaixo, consistente, como uma pastinha. Ainda quero testar fazer ele em conserva, temperado. Prometo que quando fizer, postarei aqui.
Em casa, nós usamos muito para comer com pão sírio, kibe... fica uma delícia colocar na coalhada um pouquinho de sal e azeite.



esse aqui fizemos o hommus também :)

Uma dica... se quiser, pode fazer a receita com 2 potinhos de iogurte. Seu iogurte ficará mais consistente e para fazer a coalhada, rende melhor.


Teste e depois conte aqui no Blog pra gente!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário