sexta-feira, 25 de abril de 2014

Focaccia com Azeite



A Focaccia é um pão de origem italiana e não deve ter muito mais que 2 cm de altura. É macia e normalmente coberta com sal grosso, azeite e alecrim. Pode ser consumida como aperitivo ou antepasto, inclusive já postei há algum tempo atrás uma receita de Focaccia, com bastante cobertura e massa bem temperada, mas esta é totalmente diferente e segue a linha básica de sua origem.
Simples de fazer e com um sabor delicioso que o azeite (vai muito azeite) confere a esta receita. É aquela receita para você fazer e degustar no fim do dia com os amigos... Gosto muito de massas assim, pois é possível com uma mesma receita, inventar diversos sabores. O diferencial dessa é que vai muito, bastante azeite mesmo. 

Focaccia com Azeite

1 pacotinho de fermento biológico instantâneo
6 colheres de farinha de trigo 
3/4 xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Misture o fermento, a farinha, a água e o açúcar e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente

1 xícara de água em temperatura ambiente
1/2 xícara de azeite extra virgem
5 copos de farinha de trigo

Bata bem os ingredientes (se tiver uma batedeira ou máquina de fazer pão, utilize, assim a massa fica mais lisinha e fofa), amassando bem, até ficar uma massa lisa.


Como fiz na batedeira, ainda retirei e coloquei sobre uma superfície com um pouco de farinha e amassei bem para ficar assim bem lisinha.
Em uma vasilha, coloque um pouco de azeite (você deverá dividir 1/2 xícara de azeite para o crescimento e para colocar antes de assar na massa), coloque a massa e verta mais azeite sobre a massa para que fique assim, como na foto abaixo, bem lambuzada de azeite.



Deixe crescer por 40 minutos a 1 hora. A massa fica realmente linda, muito aerada e fofa.


Em uma forma untada com um pouco de azeite, coloque a massa e vá abrindo com as mãos formando pequenos buracos com as pontas dos dedos.


Em seguida, cubra com boa quantidade de azeite (eu acabei usando mais do que meia xícara entre o crescimento e o azeite para colocar sobre a massa), sal grosso e no nosso caso, fiz metade com queijo parmesão e a outra metade com tempero de manjericão, orégano, cebola desidratada, pimenta... 


Leve para assar até que fique bem dourado. Se puder, dê uma gratinada na parte superior da massa também... fica ótimo.




Bom apetite :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário