quarta-feira, 28 de maio de 2014

Batatas Veggie - (Tortinha de batata)

Quem acompanha o blog, já deve ter notado que pouco utilizamos carne nas receitas, é que aqui em casa, realmente não consumimos muita carne (não sou muito fã de fazer carne). Cresci em um local em que nas refeições a carne não era incluída e por morarmos mais afastados da cidade, o consumo de carne se resumia aos finais de semana, aqueles mais especiais. Sinceramente, nunca senti falta dela e hoje não é muito diferente. Claro que ao usar a carne, aparentemente fica tudo mais prático e rápido de fazer, mas continuamos consumindo em finais de semana mais especiais, ou quando pinta aquela vontade muito grande (essa vontade, dos quatro aqui de casa, só dois tem :) )
Nessa cozinha aqui, todos gostam de trabalhar, inventar... Aos domingos, como temos mais tempo, fazemos nossos testes culinários, algumas vezes meu marido cria alguns pratos...e ai que não terá mesmo carne, pois ele é vegetariano (desde sempre).
Esta receita foi uma das invenções dele e é uma boa refeição, satisfaz, é prática de fazer, mas tem um detalhe, é preciso fazer a "caminha de batata" e consumir na hora, pois se for deixado para usar depois não fica muito gostosa não (testamos e não aprovamos)



Batatas Veggie

Ingredientes:
batatas raladas (calcule 1 batata por pessoa e mais um detalhe, dê preferência ao uso da batata rosa, pois é mais sequinha, não acumula água e facilita na hora de "fritar")

Cobertura:
1 pimentão verde picado (retire a semente e o miolo branquinho dele)
1 cebola em fatias fininhas
300 gramas de champignon
100 gramas de azeitonas picadas
shoyo
salsinha fresca picada

Modo de preparo:
Rale as batatas e reserve, não é preciso cozinhar antes de utilizar. Pode ser que durante a espera para fazer as "caminhas" a batata escureça um pouco, mas não se preocupe, não irá interferir no sabor.



Vamos começar pela "cobertura" para que ao "fritar" as batatas, você já possa servir.
Corte a cebola em tiras fininhas. Em uma panela, coloque um pouco de azeite e junte as cebolas para fritar até murcharem. Acrescente o champignon e deixe dar uma leve dourada, para em seguida juntar o pimentão. Deixe fritar até que o pimentão esteja cozido. 




Acrescente as azeitonas e então coloque um pouco de shoyo (cuidado nessa hora, se colocar muito shoyo ficará salgado e ele irá anular o sabor dos outros ingredientes). Deixe refogar por mais uns 2 minutos. Desligue o fogo e reserve.


Agora é hora de preparar a batata. Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo, deixe aquecer e então coloque a batata formando um círculo como uma panqueca. Você precisar colocar quantidade suficiente para que fique um "bolinho" no centro e deste modo, ao fritar ficará como na imagem abaixo. Durante o cozimento é preciso pressionar com uma espátula para que as batatas fiquem bem unidas. 



Deixe fritar até ver nas laterais que começou a dourar e então vire para que assim possa dourar do outro lado. Finalize com um pouco de sal (não colocamos sal antes para não acumular água). Fica assim, parecida com uma omelete. Outro detalhe importante, não use muito óleo, pois quanto mais óleo, mais demorará o cozimento e para ficar dourada as tirinhas de batata.


Coloque em um prato no qual irá servir. Cubra com os legumes preparados anteriormente e agora é só degustar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário