terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Brigadeiro... nosso velho e bom Brigadeiro

Hoje resolvi postar uma receita que acho quase impossível alguém não conhecer. Pelo menos pelas bandas de cá, em festa de criança ele não pode faltar.
Já comi vários brigadeiros e gosto de prestar atenção não só ao sabor, mas a textura dele... se terá aquelas pequenas bolinhas, as vezes parecem pedrinhas no meio da "massa" ou quando o dito cujo está açucarado e infelizmente já vi brigadeiros feitos em um dia e no outro ele ficar com esta "crocância" indesejada.
Não vou dizer que é algo simples de fazer, por que não acho simples... ele tem um ponto certo, tem que ter paciência para fazer e se dedicar somente a ele durante o preparo. Você não pode se distrair, pois em um segundo, ele poderá queimar no fundo da panela e você perderá seu brigadeiro.
Agora, chega de histórias e vamos ao passo a passo...


Em uma panela (o ideal é ter uma panela só para fazer doces, principalmente para não ter gosto de outras comidas... e isso vale para a colher também), coloque 1 lata de leite condensado (sim, faz diferença a qualidade do leite condensado, portanto se quiser um bom brigadeiro, não adianta comprar qualquer leite condensado), 1 colher de manteiga, 3 colheres de chocolate em pó (vale a mesma dica do leite condensado... você pode fazer com achocolatado, mas a qualidade não será a mesma. Um bom chocolate  fará a diferença). Misture bem e depois acenda o fogo. Apesar de peneirar o chocolate, pode ser que fiquem pequenas bolinhas, não se preocupe... 



No começo eu deixo o fogo alto e mexo bastante... Quando começar a formar algo parecido com uma espuminha na panela (como na foto abaixo), abaixe o fogo e continue mexendo.






Ele vai borbulhar bastante. Mexa bem, fazendo movimentos como 8 na panela e não esqueça as laterais. O importante é mexer sempre até que a mistura comece a engrossar. Com o tempo você vai perceber que as bolhas serão em menor quantidade, maiores e parecem mais grossas.


Aquela história de quando desgrudar do fundo da panela comigo nunca funcionou, até por que hoje as panelas são antiaderentes e o "desgrudar" é muito mais fácil. Muitas vezes contem com isso e perdi o ponto do brigadairo... O ponto que busco hoje é quando você levanto a colher, está um creme grosso e ao virar, ele cai na panela fazendo um "ploft" como na foto abaixo.



Retire do fogo e despeje em um prato para esfriar. A mistura fica lisinha e brilhante.


Eu gosto de fazer as bolinhas com a massa ainda morna, mas nesse caso não dá muito certo passar as bolinhas em raspas de chocolate. Mas uma coisa é certa, a "cobertura" dele vai depender do seu gosto. Aqui em casa uso tanto chocolate meio amargo ralado, chocolate branco, chocolate ao leite picadinho, nozes, avelãs ou o granulado mesmo.



Postei o brigadeiro básico, sem muitos incrementos... agora vale a sua criatividade... Espero que gostem e depois comentem se deu certo :)!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário