domingo, 26 de janeiro de 2014

Bolo de Chocolate Meio Amargo com Nozes e Chocolate Branco

Cheguei sexta-feira em casa e não podia deixar começar o final de semana sem um bolinho. Não sabia o que fazer, mas queria algo diferente, não muito doce e que pudesse comer com um sorvetinho se assim quisesse.
Com algumas idéias de um bolo anterior e buscando algo com uma textura quase de brownie, surgiu então esse bolo. Sinceramente, gostei bastante, não ficou mesmo doce. Vale a pena testar, até por que, é rapidinho de fazer.



BOLO DE CHOCOLATE MEIO AMARGO COM NOZES E CHOCOLATE BRANCO

Ingredientes
250 gramas de chocolate meio amargo 
150 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de água
5 gemas
3 colheres de sopa de farinha de trigo
5 claras em neve
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
150 gramas de chocolate branco picado 
150 gramas de nozes moídas
50 gramas de nozes moídas para decorar

Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque o chocolate, a manteiga, o açúcar mascavo e a água. Leve ao microondas para derreter (caso não tenha microondas, pode utilizar o fogão mesmo e derreter em uma panela, mas muito cuidado para não aquecer demais a mistura). A mistura parecerá uma pasta meio granulada. Reserve.

Acrescente as  gemas, uma a uma, mexendo bem para que fique uma mistura homogênea. Acrescente a farinha peneirada e mexe bem. Ficará uma mistura brilhante, mas deverá ficar lisa, sem "gruminhos" de farinha. 



Junte a mistura as nozes picadas e reserve. Bata as claras em neve em picos não muito firmes.


Acrescente a mistura de chocolate às claras e mexa com cuidado para que fique bem aerado, mas fique uma mistura homogênea.
Forre uma forma com papel manteiga e despeje a mistura na forma. Coloque sobre a mistura, os pedacinhos de chocolate  branco.



Leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus até que cresça e o centro fique firme. demorará em torno de 30 a 40 minutos. Estará pronto quando ao colocar um palito no centro, ele saia limpo e seco. 



Retire do forno, cubra com um pano limpo e seco e deixe amornar antes de desenformar. Após desenformar, cubra com as nozes moídas. Caso você queira sentir os pedaços de chocolate branco, será necessário picá-los em pedaços maiores. Como queria apenas um toque, piquei bem pequenininho.


Um comentário: