terça-feira, 2 de abril de 2013

Bolinho de Bacalhau


Ah, como gostamos desse bolinho... minha mãe é especialista nessa delícia, mas resolvi fazer no domingo de Páscoa e como ela está fora, precisava pensar em como fazer esse bolinho. Durante a semana procurei várias receitas, gostei de algumas, mas optei por fazer um teste e sinceramente, ficou perfeito!
Gosto desses bolinhos sequinhos, que quando você pega com os dedos, não fica gordura na mão. Como já havia feito outros salgados, adaptei a receita de um croquete de batata e eis ai o resultado... a receita é simples, com poucos ingredientes e super rápida de fazer.

BOLINHO DE BACALHAU
500 gramas de batata rosa
500 gramas de bacalhau dessalgado 
1 ovo
3 colheres de sopa de fécula de batata
2 colheres de sopa de salsinha picada bem pequenininha
sal, azeite
tempero a gosto (dessa vez eu usei um tempero que trouxe da última viagem que fiz, ele é diferente, tem alho em pó, salsinha, cebolinha e cenoura em pó - depois posto a foto do indivíduo)

Modo de fazer:
Cozinhe as batatas já descascadas com o bacalhau em panela de pressão por uns 20 minutos (a batata precisa ficar macia e cozida). Esprema as batatas ainda quentes (essa batata rosa, se não for espremida quente é bem chato de espremer depois). Deixe o bacalhau esfriar e depois desfie (deixo pequenos pedaços, como dá para ver na segunda foto) .
Em uma vasilha junte as batatas espremidas, o bacalhau, o ovo, a fécula de batata e os temperos (sim, é só isso). Amasse bem com as mãos e faça os bolinhos no formato desejado.
Frite em óleo quente até dourar... pronto... agora é só saborear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário