segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Petit Gateau


É difícil encontrar alguém que após experimentar uma vez um Petit Gateau não queira comer outras vezes. Sobremesa suave, de sabor leve e não enjoativa, mas a questão é que muitas vezes o preço que cobram por esta doçura é exorbitante. Muitas vezes ainda nos decepcionamos pois nem é lá aquelas coisas... Como eu amo essa sobremesa, comecei a buscar receitas que fossem práticas e claro, tivesse um ótimo sabor. Após diversos testes, encontrei essa receita feita pelo Olivier Anquier que além de muito fácil de fazer, fica uma delícia. 
O legal dessa receita é que é possível fazer antecipadamente e deixar na geladeira até o momento de levar ao forno para assar. A segunda etapa foi encontrar as forminhas próprias para Petit Gateau, acabei encontrando em um revendedor de produtos para panificação... mas claro, se você não tiver a forminha não vai deixar de fazer a receita, pode usar forma de empadinha... a diferença é que ficará menor e só isso.

PETIT GATEAU
240 gramas de chocolate blend (ele é uma mistura de chocolate ao leite e chocolate meio amargo)
200 gramas de manteiga
4 ovos inteiros
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de farinha de trigo

Modo de preparo:
Derreta o chocolate junto com a manteiga (esse processo pode ser feito no microondas ou então em banho maria no fogão). Reserve. Bata os ovos, as gemas e o açúcar até formar um creme espumoso. Junte aos poucos o chocolate já derretido à mistura dos ovos, mexendo delicadamente até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Com cuidado e delicadeza acrescenta a farinha (o ideal é utilizar uma peneira e ir peneirando a farinha e misturando ao creme de chocolate)
Unte e enfarinhe forminhas para petit gateau (ou como disse anteriormente, as forminhas de empada) e leve para assar em forno já pre-aquecido em 250 graus por aproximadamente 5 a 8 minutos. 
Para saber se ele está no ponto, observe a lateral da forminha.. o petit gateau estará consistente pelos lados, mas no centro estará ainda um pouco mole.
Desenforme e sirva a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário