segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Pão italiano recheado com creme de alho poró e champignon


A receita de hoje resolvemos fazer no final de semana. Queria algo diferente para a janta de sexta, mas sabia que não teria muito tempo. Já andei pensando em fazer esse pão, mas os pães que encontrava sempre achava que eram muito duros, secos. Durante uma das idas ao mercado, encontrei um pão italiano pequeno (esse tem o comprimento de uns 8 dedos), mas não era com casca dura, parecia ser mais fofinho e comprei 6 unidades. Dei sorte, pois realmente são bem gostosos.
Como na geladeira havia alho poró (aqui em Floripa eles chamam de cebolão e não é algo que se encontre em todo lugar não, apesar de agora estar mais fácil encontrar), fiquei imaginando o que fazer. Desejava algo cremoso, mas que não "molhasse" o pão e com um sabor diferente, suave...e me surpreendi. Adorei por que foi fácil de fazer, ficou gostoso e foi aprovado por todos aqui em casa.


Pão Italiano Recheado com Creme de Alho Poró e Champignon

6 pães italianos pequenos

1 talo de alho poró cortado em rodelinhas
250 gramas de champignon picado
2 colheres de azeite
2 colheres de farinha de trigo
300 ml de leite
1 lata de creme de leite
100 gramas de queijo parmesão ralado
200 gramas de mussarela picada em cubos bem pequenos



Modo de preparo:
Aqueça o azeite e acrescente o alho poró e o champignon. Deixe dar uma leve dourada no champignon e uma murchada no alho poró. Acrescente a farinha e em seguida o leite, mexendo bem até ferver e engrossar.
Apague o fogo e acrescente os demais ingredientes.

Retire com uma faca uma "tampa" do pão italiano e com auxilio de uma colher, retire o miolo do pão, deixando uma borda "segura" de forma que o pão não se desmonte/desmanche ao receber o recheio. Reserve a tampa.

Coloque o recheio no pão até atingir a borda. Polvilhe com queijo e leve ao forno pré aquecido para gratinar. Assim que estiver dourado, apague o fogo e sirva a seguir.


obs: Fica muito bom... faremos outras tentativas com novos recheios
 Ao fazer o creme uso leite em temperatura ambiente. Não consegui até hoje usar o leite quente, toda vez que tentei, o creme fica cheio de bolinhas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário