terça-feira, 15 de outubro de 2013

Beringela Gratinada




Gosto de berinjela, mas o difícil muitas vezes é fazer com que ela não fique com um gostinho meio amargo, meio forte. O modo de preparo da berinjela para esta receita é perfeito e ela fica muito saborosa. Muitas vezes pela praticidade, rapidez, optamos pelo molho de tomates pronto, mas como tinha um pouco mais de tempo, e de fato realmente prefiro, fiz o molho caseiro que além de mais gostoso dá um toque e um sabor bem diferente e especial. Outra dica é fazer a receita na véspera, pois os temperos penetram mais na berinjela deixando-a com um sabor muito bom.

BERINGELAS GRATINADAS

4 berinjelas médias com casca cortadas em rodelas de 2cm
Vinagre, sal, alho socado e azeite
Azeite para untar

Coloque as berinjelas de molho em água, sal e vinagre por 30 minutos. Após este tempo, escorra a água e lave bem as berinjelas em água corrente. Esprema para retirar o excesso de sal e vinagre. Tempere as berinjelas com o alho socado, azeite e sal e deixe descansar por mais 30 minutos.
Disponha as rodelas de berinjela em uma forma untada com bastante azeite, cubra com alumínio e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até as berinjelas ficarem macias. Reserve. Dica... é importante que fiquem macias, mas que não estejam desmanchando. 

Molho de tomate
azeite
3 dentes de alho espremidos
1 cebola
6 tomates grandes, maduros, sem casca e picados bem pequenos
3 colheres de salsinha bem picadinha
sal e pimenta a gosto

Doure o alho e a cebola no azeite. Deixe a cebola murchar e junte os tomates. Tampe a panela para que o tomate possa reduzir e ficar um molho encorpado. Desligue o fogo e acrescente a salsinha e os demais temperos. Reserve para a montagem. Dica: não sei se é lenda ou fato, mas acrescento sempre uma pitada de açúcar ao molho de tomate pois dizem que ajuda a "retirar" a acidez do molho.

Montagem
300 gramas de queijo prato ou mussarela ralado grosso
300 gramas de requeijão cremoso
300 gramas de creme de leite sem soro
Queijo parmesão ralado e orégano para salpicar

Coloque em um refratário um pouco do molho preparado (quantidade que cubra o fundo do refratário). Disponha uma rodela de berinjela e sobre ela coloque um pouco do queijo prato, uma bolinha de requeijão, uma colher de sobremesa de creme de leite e cubra com outra rodela de berinjela. Repita este processo com as demais rodelas de berinjela.
Por fim, despeje sobre os "sanduiches" o molho restante, polvilhe queijo ralado e orégano e leve ao forno para gratinar em forno pré aquecido a 200 graus.


Dicas:
Você pode acrescentar azeitonas picadinhas, alcaparras, tomate seco. Eu acrescentei azeitonas e fica ótimo :) Se quiser um sabor mais acentuado, substitua a mussarela por provolone. Outra dica é saborear estas berinjelas com pão italiano, torradas ou uma massa, fica perfeito. Quer que fique mais light, troque o requeijão por ricota.




Nenhum comentário:

Postar um comentário