quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pão de Mel


Para começar... essa é uma receita que amo. Aprendi já faz alguns anos e com o tempo fui adaptando a receita para que o pão de mel ficasse mais molhadinho, durasse mais, ficasse cada vez mais saboroso e com a massa mais fofinha. O resultado é realmente surpreendente.
Comecei fazendo em uma época que ficava o dia inteiro em casa e precisava me ocupar.Depois, acabei fazendo para vender e hoje faço para nos deliciarmos em casa. A receita é simples e o modo de preparo é muito fácil. Agora no friozinho ele é perfeito para um lanche ou mesmo para presentear aqueles que amamos.






Ingredientes:

2 xicaras de chá feito com cravo, canela e erva doce
1 xícara de mel (se não tiver mel pode sr glucose)
1 xícara de açucar mascavo (se não tiver pode por tudo açúcar mesmo)
1/2 xícara de açucar
4 xícaras de farinha de trigo
6 colheres de cacau em pó ou nescau
1 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de cravo moído
pitada de noz moscada 
1/2 colher de café de cardamomo moído (bem rasinha pois ele é forte)
1 colher de sopa bem cheia de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de água (para dissolver o bicarbonato)

Modo de preparo.
Coloque o chá ainda quente em uma vasilha. Acrescente o mel e os açucares para que eles dissolvam no chá. Quando a mistura estiver morna, acrescente a farinha (para não fazer bolinhas, coloque a farinha toda, de uma vez só e só depois misture). Misture bem, até ter uma massa bem homogênea. Acrescente os "temperos" (cacau em pó, cravo moído, canela em pó, cardamomo moído e noz moscada) e volte a misturar bem (lembrando sempre de nunca bater a massa). 
Dissolva o bicarbonato na água e acrescente a mistura anterior. Leve assar em forno médio - 200º.

Obs: Você pode assar em uma forma grande untada e enfarinhada ou se quiser que fiquem bonitinhos como na foto, utilize as forminhas individuais.

Para rechear você pode usar doce de leite, beijinho, brigadeiro, trufa, nutella ou apenas umidecer com licor.



Para Cobertura:
800 gramas de chocolate (gosto de usar o blend ou então faça a mistura de 600 gramas de chocolate meio amargo e 200 gramas de chocolate ao leite)

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria. Com auxilio de um garfinho próprio para banhar bombons e uma colher, mergulhe o pão de mel no chocolate. Utilize o garfo par retirar o pão de mel e com a colher tendo um pouco de chocolate, dê leves batidinhas para tirar o excesso de chocolate do pão.


Coloque o pão em um papel manteiga até que seque completamente. Caso queira, retire os excessos de chocolate, que ficam após colocar no papel, antes de servir.


Uma dica... você pode usar também o chocolate hidrogenado, fica mais pratico e mais fácil o serviço, mas não se esqueça é preciso procurar uma marca de boa qualidade para que não tenha gosto de manteiga ou "grude" no céu da boca e perca toda o sabor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário