terça-feira, 25 de setembro de 2012

Risoto Cremoso de Funghi



A receita de hoje aqui faz um sucesso, todo mundo adora. Já experimentei vários risotos de funghi, mas tinha algo que eu não gostava muito, ter que mastigar o funghi. Depois de alguns testes, resolvi fazer o risoto com o funghi batido e ficou ótimo. Fica um sabor bem suave.
Desta vez, testei sem utilizar o vinho e sinceramente não fez falta e nem deixou a desejar no sabor, mas claro, aqueles que fazem questão do vinho no risoto, podem adicionar ao prato.

RISOTO CREMOSO DE FUNGHI

250 gramas de arroz arbóreo
1 cebola picada (em pedaços bem pequeninos)
2 dentes de alho moídos
3 colheres de azeite de oliva extra virgem
1 1/2 litro de caldo (aqui fazemos um preparado adicionando ao caldo de legumes temperos como pimenta, alecrim...)

Para o preparo do funghi
100 gramas de funghi
1/2 cebola picada
1 dente de alho
2 colheres de azeite extra virgem
1 lata de creme de leite
50 gramas de queijo parmesão
1/2 copo de leite


Para finalização
2 colheres de manteiga
100 gramas de mussarela em cubos

Modo de preparo:
Antes de iniciar o preparo do arroz, faça o creme de funghi. Lave bem o funghi e leve ao fogo para dar uma leve temperada com o azeite, a cebola picada e o alho. Em seguida, coloque este preparado no liquidificar e acrescente o creme de leite, o parmesão e o leite, batendo bem. Reserve.



Em outra panela, doure a cebola e o alho. Acrescente o arroz e aos poucos vá adicionando o caldo de legumes, mexendo sempre. Procure acrescentar uma concha de cada vez, aguardando até o liquido  quase secar para acrescentar mais liquido. Isso evita que o arroz cozinhe de mais. Quando o arroz estiver al dente acrescente o preparado de funghi e acrescente mais caldo até o arroz ficar na textura desejada. Apague o fogo, acrescente a manteiga e os cubos de mussarela.
Sirva em seguida




Nenhum comentário:

Postar um comentário